Notícias

O que acontece quando um Papa morre? O passo a passo do luto no Vaticano.

21/04/2025 - O que acontece quando um Papa morre?

noticias

Reconhecido como o maior reformista da Igreja Católica, o Papa Francisco morreu hoje, aos 88 anos. Quando morre um Papa, a tradição do Vaticano para funerais é bastante clara e antiga e segue um guia de 400 páginas chamado "Ritos Funerais do Pontífice de Roma". Por diretrizes nele estabelecidas em 2000, o enterro do chefe da Igreja Católica deve ocorrer entre quatro e seis dias após a sua morte. Mas o rito foi simplificado pelo próprio Francisco no ano passado.
A morte do Papa é verificada e oficializada pelo Camerlengo, o administrador de propriedades da Santa Sé — hoje, o cardeal irlandês Kevin Cardinal Farrell. O procedimento cerimonial envolve chamar o Papa pelo nome de batismo três vezes. Sem resposta, a morte é declarada e oficializada à Igreja e ao público geral.

 

O passo a passo do luto no Vaticano

  • Morte confirmada na capela privada
  • Corpo colocado diretamente no caixão
  • No dia da missa exequial, o corpo é levado à Basílica de São Pedro
  • Papa é exposto ao público no caixão aberto
  • Realiza-se a missa exequial com chefes de Estado presentes
  • Após a missa e a exibição pública, o caixão é fechado e encaminhado para o sepultamento
  • Durante os nove dias seguintes, ocorrem as missas novendiais em sufrágio ao Papa
  •  
  • Simplificação do ritual funerário papal

    Entre abril e novembro do ano passado, Francisco atualizou o "Ordo Exsequiarum Romani Pontificis", o livro litúrgico que regulamenta o procedimentos funerais do Papa. Entre as principais alterações, a verificação da morte não foi mais realizada no quarto do Papa, mas em uma capela privada. Além disso, diferentemente da tradição anterior, o corpo do pontífice foi depositado diretamente em um caixão após a confirmação do óbito, eliminando etapas intermediárias no processo.
     

    Uma das mudanças mais simbólicas diz respeito ao uso dos caixões. Antes, o Papa era sepultado dentro de três caixões sucessivos — um de cipreste, outro de chumbo e um terceiro de carvalho —, reforçando a proteção e a solenidade do ritual. Agora, essa exigência foi eliminada, e o pontífice será enterrado em um único caixão, feito de madeira e zinco, simplificando o procedimento.

    O protocolo para a despedida pública do Papa também foi reformulado. O corpo não será mais exposto em um pedestal elevado, mas diretamente no caixão aberto.

    — Francisco decidiu destacar a humildade em vez da glorificação — disse Agostino Paravicini Bagliani, um historiador da Igreja, ao New York Times.
     

    No dia da missa exequial, a cerimônia reunirá chefes de Estado e autoridades na Basílica de São Pedro, antes do caixão ser encaminhado para o sepultamento. As mudanças seguem uma linha de simplificação já vista no funeral de Bento XVI, embora sem a obrigatoriedade de seguir o mesmo modelo.

    Outra alteração proposta por Francisco, que parte também de uma vontade pessoal, é a flexibilidade do local do sepultamento. Contrariando a tradição que vem desde 1903, ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, e não na Basílica de São Pedro. Em entrevista ao site mexicano N+, em 2023, ele explicou que tem forte conexão e devoção pelo local.

    Por lá, antes de se tornar Papa, ele rezava em frente à "Salus Populi Romani", ícone (pintura em madeira) que retrata a Virgem Maria com o menino Jesus. A devoção ao local continua até hoje: é onde reza antes e depois de suas viagens.

    — É minha maior devoção. O local já está preparado — afirmou Francisco na entrevista.

    A reforma nos procedimentos funerais vieram por iniciativa de Francisco e necessidade após o falecimento de Bento XVI, em 2022, que obrigou a Igreja a realizar o primeiro funeral de um papa emérito em seis séculos. Com essa revisão do ritual, Francisco buscou modernizar e tornar mais acessível a despedida de um pontífice, sem comprometer a dignidade e a solenidade do momento. A edição anterior do livro litúrgico datava de 2000, ainda sob o papado de João Paulo II.




Fonte: O Globo 21/04/2025 05h40 — Foto: Filippo Monteforte / AFP

Outras Notícias

Morreu o Papa Francisco

Pontífice esteve recentemente internado, durante cinco semanas, num hospital de Roma, vítima de uma dupla pneumonia. O Papa Francis...

Imposto de Renda 2025: governo divulga nesta quarta regras para a declaração / foto Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Receita Federal divulgou na tarde desta quarta-feira (12) as regras para a declaração do Imposto de Renda 2025, referente ao ano-b...

FGTS será liberado para quem aderiu ao saque-aniversário a partir de hoje. Veja calendário

Nessa primeira etapa, serão liberados até R$ 3 mil para os que foram demitidos sem justa causa de 2020 para cá. Quem tiver mais rec...

Veja 5 opções de crédito sem comprovação de renda e que cuidados tomar

Veja 5 opções de crédito sem comprovação de renda e que cuidados tomar. O início do ano é um momen...

Preços de imóveis sobem acima da inflação; veja cidades com maior valorização do m2

O índice Fipe/ZAP de venda de imóveis residenciais terminou o mês de janeiro com alta de 0,59%, o que representa um aumento de 7,9...

Financiamento Imobiliário: Pró-Cotista do FGTS Retorna para Imóveis de até R$ 500 Mil

A partir de segunda-feira, 27 de janeiro, as contratações de propostas na linha de Financiamento Imobiliário Pró-Cotista c...

Receita muda regra para recibo de despesa médica; entenda

A partir de 2025, os recibos de despesas com saúde com profissionais que atuam como pessoa física deverão ser emitidos apenas por...

Conheça algumas regras para venda de imóvel locado

Vender um imóvel com um contrato de locação vigente gera muitas dúvidas para corretores de imóveis. É uma qu...

É possível vender um imóvel de herança sem fazer inventário?

É possível vender um imóvel de herança sem fazer inventário? O inventário é sempre necessár...

Há uma regra de ouro para baratear o financiamento imobiliário; saiba qual.

Há uma regra de ouro para baratear o financiamento imobiliário; saiba qual Além da taxa de juros, escolher bem os seguros obriga...

A Empresa

  • A C Vitória Silva Imóveis 
    CRECI-J/MA 1.047
    (98) 98934-0577

    contato@adhemarcarlos.cim.br

Contato

www.adhemarcarlos.cim.br © 2025. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.